Marcelo Santos quer bicicletas elétricas compartilhadas para servidores e deputados

Projeto inédito em Assembleias Legislativas pretende oferecer um meio de transporte alternativo. Deputado também vai propor uso de aplicativo de transportes para setor administrativo da Casa


Nos tempos em que o Espírito Santo e o planeta buscam soluções urgentes para a melhoria da mobilidade urbana, as bicicletas elétricas são, ainda, uma alternativa pouco conhecida de transporte individual. Econômicas e ecologicamente corretas, sem emitir poluentes, também podem ser usadas da maneira tradicional, impulsionadas por pedaladas, tirando o usuário do sedentarismo.

De olho neste cenário e seguindo tendência mundial, o deputado estadual Marcelo Santos teve sua emenda ao Orçamento de 2019 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovada na última segunda-feira (14) quando realocou recursos para que a Casa compre bicicletas elétricas e convencionais.

A proposta apresentada pelo deputado é para que seja implantado um sistema de compartilhamento de bicicletas (bike sharing) que irá disponibilizar os dois tipos de equipamentos, os tradicionais e os elétricos, conhecidos também como ebikes, tanto para servidores como para parlamentaresEssas se diferenciam das tradicionais por possuírem bateria, dando ao ciclista a opção de não precisar pedalar, diminuindo o esforço físico e o cansaço. A economia também será vantagem para o servidor, que não precisará gastar com combustíveis, impostos ou estacionamento.

“O principal benefício da bicicleta elétrica com relação à bicicleta normal é sua praticidade. Ela permite usar um veículo praticamente não poluente para circular pela cidade de forma prática e rápida. Para quem tem limitação física ou não quer chegar suado ao trabalho, a bicicleta elétrica cumpre uma função especial na mobilidade urbana, criando uma independência com relação aos carros e à lotação do transporte público”, avaliou o parlamentar.

Para incentivar um consumo e um pensamento ecossustentável, alinhado a alicerces das smart cities, Marcelo Santos, autor do emenda, diz que espera muito mais que praticidade e economia nos resultados e que torce para que a iniciativa seja exemplo para os mais diversos Órgãos Públicos. “Já foi comprovado que o uso de bicicletas além de ser uma forma de contribuir para um meio ambiente menos poluído, também auxilia na saúde dos usuários, e é isso que nós também queremos. Agora é continuar o trabalho para que em breve o sistema comece a funcionar na Casa”, conta o parlamentar.

Servidores da Assembleia também podem ganhar Centro de Vivência
Além do sistema de compartilhamento de bicicletas, outra proposta do deputado Marcelo Santos que também foi aprovada na Assembleia, prevê a construção de um Centro de vivência para os servidores da Casa. O objetivo é criar um espaço para o convívio coletivo, onde os trabalhadores poderão interagir com seus colegas, além de fugir do tumulto dos gabinetes para recarregar as energias e começar mais uma jornada de trabalho. O projeto pretende oferecer atividades lúdicas, com o objetivo de desenvolver a criatividade, a comunicação, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe e a habilidade de lidar com imprevistos do dia a dia.

"Temos que oferecer uma estrutura para o servidor relaxar nos momentos de folga, após o almoço e que possa se relacionar com outros servidores e com parlamentares para que haja um intercâmbio de experiências e informações para, ao retomar suas atividades, esteja mais animado e satisfeito para desemprenhar suas atividades", avaliou Marcelo Santos.

Frota
Para reduzir gastos do Orçamento do Legislativo Capixaba, Marcelo Santos também vai propor à nova Mesa Diretora um modelo de transporte mais ágil, econômico e moderno. "Hoje em dia quase todo mundo já é familiarizado com smartfones e os aplicativos de transportes já se mostraram econômicos, práticos e eficientes. Vamos sugerir que a Assembleia utilize essa modalidade de transporte para que o Setor Administrativo possa se locomover em serviço, eliminando a necessidade de veículos alugados para esse fim, evitando ociosidade de veículos", comentou o parlamentar que ainda complementou:

"Não basta ser um sistema de transporte por aplicativos. Vamos propor que o vencedor do contrato utilize carros híbridos em, pelo menos, 50% da frota para atender a Assembleia. Mais para frente estudamos a possibilidade de trocar os carros dos parlamentares para que também sejam híbridos, emitindo menos poluentes e gastando menos combustível fóssil", finalizou.

 

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