Obras da Rodovia do Contorno irão começar nos próximos 40 dias


As tão esperadas obras do Contorno do Mestre Álvaro, que irão ligar os municípios da Serra e de Cariacica, têm uma nova data de início. Serão nos próximos 40 dias, com previsão de conclusão em 30 meses, isto é, em 2020. As intervenções foram pauta do painel da Comissão Externa que trata do tema da Câmara dos Deputados e da Comissão de Infraestrutura, nesta segunda-feira (21) na Câmara da Serra. Os colegiados têm à frente o deputado federal Sergio Vidigal e o deputado estadual Marcelo Santos, respectivamente.

O projeto estava paralisado por força de medida cautelar, mas foi liberado pelos órgãos de fiscalização. Segundo o diretor executivo do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Halpher Luiggi, presente na reunião, não há impedimentos legais e os trabalhos estão prontos para terem início. “A obra reduzirá 14,3 quilômetros do trajeto atual entre os dois municípios, mas o mais importante é a redução do índice de acidentes e de mortes no trecho atual”, destaca Luiggi.

“Essa é uma obra que a Serra espera há 18 anos, desde que a rodovia foi inserida em nosso planejamento estratégico. Ela é fundamental também para Cariacica e toda a Região Metropolitana e até para o Estado, além de reduzir o índice de mortes e ser um grande gerador de emprego e renda”, diz o deputado federal Sergio Vidigal.

Para Marcelo Santos, a Comissão de Infraestrutura, que já vem acompanhando o projeto da obra, pode e deve contribuir na fiscalização e bom andamento dos trabalhos. “Essa é uma obra que poderia demorar muito mais a ser iniciada se não fosse o empenho da Comissão Externa, coordenada por Vidigal. Nós também estamos fazendo nossa parte e cobrando essa intervenção. A Comissão de Infraestrutura tem convênio de assessoramento técnico do Crea (Conselho Regional de Engenha e Agronomia) e estaremos acompanhando passo a passo”, destacou. 

O Contorno do Mestre Álvaro, considerado uma das obras prioritárias do Dnit, terá 18,9 quilômetros de extensão na BR-101, contará com pista dupla com acostamentos internos e externos. Serão 14 viadutos para travessia de pedestre e 40 passagens subterrâneas de fauna. O trecho não terá semáforo e o orçamento previsto é de mais de R$ 300 milhões. 

Em 2014 foi realizado processo de licitação e contratação do projeto, que começou a ser elaborado em 2015. Em 2016, foi dada a ordem de serviço com a licença ambiental, mas naquele mesmo ano uma medida cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU) impediu o início das obras com a justificativa de que o projeto não estava completo. O contrato, que estava com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), foi repassado ao Dnit, que pediu a revisão da medida cautelar, revogada neste mês.

Além dos deputados e dos representantes do DNIT, participaram da reunião o secretário de Controle Externo do TCU, Edmur Baida; o diretor geral do DER, Enio Bergoli; o secretário estadual de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira; o senador Ricardo Ferraço, vereadores de Cariacica e de Serra, além de outras autoridades e representantes das comunidades.

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