Infraestrutura: Rodosol tem 30 dias se posicionar sobre melhorias na 3ª Ponte


A Rodosol, concessionária que administra a Terceira Ponte, tem até 30 dias para se posicionar sobre as ações necessárias para garantir melhor fluxo de veículos na via, que liga Vitória a Vila Velha. O prazo foi estipulado pela Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp), a partir de um estudo apresentado pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Coinfra), presidida pelo deputado Marcelo Santos.

O projeto encaminhado pelo colegiado é de autoria do engenheiro civil Luiz Carlos Menezes, que propõe criar mais duas faixas na ponte, totalizando seis faixas para circulação de veículos, e não quatro como é atualmente. Menezes apresentou seu projeto na última reunião da Comissão, dia 7 de agosto. 

Para realização da mudança proposta pelo engenheiro, seria necessária, basicamente, a substituição da mediana central de concreto por metálica, mais esbelta, e pequenas obras de adequação. Menezes considera que trata-se muito mais de uma modificação operacional do que estrutural, tornando as faixas mais estreitas, com tamanho de 2,8 metros cada (atualmente cada faixa tem 3,5 metros de largura). 

“Há espaço suficiente para a implantação de uma nova via em cada sentido, a exemplo do que já aconteceu em importantes avenidas de São Paulo e do mundo”, explicou ele, acrescentando que a medida estaria dentro dos padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito, além de fazer com que os motoristas diminuam a velocidade, reduzindo também a ocorrência de acidentes.

Outro motivo de gargalo na Terceira Ponte seria o pedágio sendo cobrado em dois sentidos. A exemplo de outras pontes, como a Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, a proposta do engenheiro seria a cobrança de pedágio em apenas um sentido (Vila Velha – Vitória), aumentando o número de cabines para cobrança da tarifa, como forma de melhorar o tráfego – o número de cabines para cobrança em dinheiro aumentaria de 5 para 9, e cobrança automática de 2 para 3 cabines.

“A partir do estudo do engenheiro Luiz Carlos Menezes que apresentamos à Arsp, a agência prontamente se reuniu com a Rodosol e encaminhou ofício à concessionária pedindo que ela avalie a viabilidade do referido projeto conceitual e apresente suas ponderações sobre os aspectos técnicos, bem como estudo de tráfego comparativo com as demais propostas atualmente discutidas para a Terceira Ponte. A Rodosol tem 30 dias para dar esse retorno à Agência. Até lá, a Coinfra já está agendando uma visita técnica com engenheiros do Crea-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo). Quanto mais respaldados estivermos, mais estaremos prontos para contribuir numa melhoria do fluxo dessa via importantíssima para a Grande Vitória”, disse o presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcelo Santos.

 

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0