Assembleia aprova projeto que dá nome de Governador Gerson Camata trecho da Segunda Ponte

De autoria do deputado Marcelo Santos, projeto homenageia ex-governador que foi brutalmente assassinado. Texto segue para análise do Executivo


Deputado Marcelo Santos justifica sua homenagem ao ex-governador Gerson Camata / Foto: Ellen Campanharo/Ales

De autoria do deputado Marcelo Santos, projeto homenageia ex-governador que foi brutalmente assassinado. Texto segue para análise do Executivo

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou o Projeto de Lei 456/2019, de autoria do deputado estadual Marcelo Santos, que visa renomear o trecho da Segunda Ponte que dá acesso à BR 262 e liga Vitória à Vila Velha e à Cariacica, que é de responsabilidade do governo do Estado, atualmente conhecido como "Viaduto do Príncipe', passando a se chamar "Viaduto Governador Gerson Camata". O texto agora segue para análise do governador Renato Casagrande.

Tramitando em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça, Serviço Público e  Redação Final, os deputados membros aprovaram por unanimada o PL que, agora, segue para análise do Poder Executivo. “Uma justa homenagem ao governador Camata que foi um espelho de muitos governadores ao redor do país pelo seu trabalho e pela capacidade de lidar com todos os atores da sociedade”, justificou o autor durante reunião do Colegiado.

Comissão da Assembleia analisa projeto que homenageia ex-governador Gerson Camata / Foto: Ellen Campanharo/Ales

História
Com uma história de mais de 40 anos dedicados à política capixaba, Camata deixou sua marca na infraestrutura rodoviária e na política do Estado e foi brutalmente assassinado em dezembro de 2018. Como chefe do Executivo, foi o que mais interligou os municípios do interior do Espírito Santo, por meio de estradas asfaltadas. Além disso, concentrou esforços junto ao governo federal para desbloquear recursos externos e reaver as obras, já que os fundos federais estavam bloqueados.

"Deixo a vida política com a consciência tranquila, de quem cumpriu seu dever. Se há algo de que me orgulho é de nunca ter encontrado dificuldades para conciliar ética e política. Outro motivo de orgulho é presenciar o resgate de meu Estado. O Espírito Santo retomou seu crescimento, viveu uma mudança radical de perfil econômico e lançou as bases para um desenvolvimento sustentável. Ao longo de 44 anos, sempre fiz questão de prestar minha contribuição para o progresso do Espírito Santo, para o bem-estar de seu povo, dos agricultores, dos empreendedores. Foram mais de quatro décadas em que jamais perdi a fé na grandeza de meu Estado natal e do Brasil", disse Gerson Camata em seu último discurso no Senado.

Como primeiro governador democraticamente eleito após a Ditadura Militar, o político ainda passou pelos cargos de vereador, deputado estadual e federal e senador.

Considerado um fenômeno eleitoral, obteve 67% dos votos válidos que o elegeram governador e, no dia de sua posse, em 15 de março de 1983, diante das três mil pessoas que compareceram à sede do governo, Camata criticou seu antecessor e a “herança maldita” que recebera: um déficit orçamentário de 42 bilhões de cruzeiros e dívidas em torno de 102 bilhões de cruzeiros.

“Foi um cidadão líder e marcante. Muito feliz em poder prestar essa homenagem a esta figura ímpar que tanto trabalhou em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, comentou Marcelo Santos. o autor da proposição, que lembra dos feitos do então governador.

Camata fazia questão de reforçar seu apoio à agricultura e ao homem do campo, através do desenvolvimento de projetos de eletrificação e telefonia rural; construção de estradas ligando as sedes dos municípios; construção de escolas; e assentamento de agricultores sem-terra. Justificava seu apoio à agricultura com o argumento de que essa atividade apresentava a vantagem de gerar um retorno rápido do ponto de vista tributário, enquanto a implantação de indústrias, por demandar do estado concessões fiscais, ocasionava uma baixa arrecadação de impostos. O resultado dessa política foi que, em dois anos, o Espírito Santo triplicou sua produção de grãos.

Ex-governador e ex-senador Gerson Camata / Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0