CPI pede quebra de sigilo bancário da Fundação Renova

Presidente da Fundação prestou esclarecimentos sobre ações da instituição para Comissões na Assembleia


Comissões solicitaram autoria das contas da Renova. Foto/ Bruno Fritz

 

Presidente da Fundação prestou esclarecimentos sobre ações da instituição para Comissões na Assembleia

 

Três anos após o desastre na barragem de Fundão, que atingiu cidades de Minas Gerais e Espírito Santo, presidente da Fundação Renova, Roberto Silva Waack foi questionado em uma reunião conjunta realizada pelas CPI’s da Licença e da Sonegação, nesta quarta-feira (14/8). 

A instituição foi criada em 2016, um ano após o desastre, com o intuito de mobilizar ações de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão e é alvo de diversas denúncias relacionadas à sua conduta. O presidente da Comissão de Sonegação, Enivaldo dos Anjos, pediu uma auditoria nas contas da Fundação. 

Dentre os questionamentos, o relator da CPI da Sonegação e presidente da CPI das Licenças, Marcelo Santos cobrou explicações sobre o não cumprimento dos prazos instituídos no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) para indenizar os atingidos pelo desastre, em relação ao uso de empresas terceirizadas para beneficiar a Samarco, Vale e BHP, bem como as denúncias de superfaturamento e grandes salários. 

“A CPI não vê no trabalho da Renova nenhum favor. Entre os inúmeros problemas após o rompimento da barragem, temos a questão das indenizações. Entendo que há um processo seletivo nos pagamentos. O critério não é muito claro, não é linear. Os atingidos estão hoje com problemas enormes. Precisamos, além de esclarecer os prazos, tomar medidas plausíveis para solucionar os impasses que esse crime ambiental ocasionou”, denuncia Marcelo. 

A Fundação já foi alvo de diversas denúncias. Foto/ Bruno Fritz

Segundo o Roberto Waack, sobre os prazos, a Fundação começou agora, três anos após o desastre, a segunda fase de cadastramento dos atingidos para a distribuição das indenizações. 

“Estamos em um processo de identificação da extensão do dano com laudos técnicos. A previsão é que esta fase termine em agosto e que o pagamento das indenizações sejam realizadas até o final de setembro”, declarou Roberto. 

Waack afirma ainda que cerca de R$800 milhões já foram pagos em indenizações, 40% dos atingidos, entre pescadores e agricultores, receberam os valores. Porém não soube esclarecer o número exato de pessoas que ainda faltam. Esta foi uma das informações questionadas pelo Colegiado, que pediu a prestação de contas das ações, quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico da Renova. 

“A Renova apresenta informações confusas, precisamos de respostas objetivas. Eles afirmam que a utilização do tanfloc foi interrompida, mas temos denúncias que não, que 40% já recebeu indenização, que as ações de contenção dos rejeitos estão finalizadas. Precisamos de uma prestação de contas verídica. Por isso, solicitamos a quebra de sigilo da fundação e de toda sua diretoria”, finalizou  o presidente das Comissões, Enivaldo dos Anjos. 

Durante a reunião, também foram denunciadas a presença de metais pesados na água, além da sugestão da criação de um Portal da Transparência. Atualmente, os relatórios são divulgados por uma empresa independente. 

Esclarecimentos

Na próxima segunda (14/8), será realizada uma nova reunião para novos esclarecimentos. Desta vez, com Mariângela de Lourenço, ex-funcionária da fundação que falará sobre seu modo de operação. 

 

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0