Comissão da Assembleia denuncia descumprimento de projeto executivo na construção do Terminal de Itaparica

Deputado estadual Marcelo Santos lembrou que problemas na estrutura do Terminal são desde sua construção e que Colegiado não orientou pela interdição ou demolição


 Terminal de Itaparica está interditado há quase um ano. Foto: Bruno Fritz

Deputado estadual Marcelo Santos lembrou que problemas na estrutura do Terminal são desde sua construção e que Colegiado não orientou pela interdição ou demolição

Deputado estadual e presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos usou a tribuna para denunciar o real motivo dos problemas estruturais do Terminal de Itaparica: descumprimento do projeto executivo da obra, ainda em 2004. Interditado há cerca um ano, o Terminal de Itaparica continua sem prazo para ser reativado.

"Fizemos fiscalizações nos dez terminais do sistema Transcol em toda a Grande Vitória e o primeiro deles foi o de Itaparica, onde foi verificada falha na execução da obra, onde não se seguiu o que previa o projeto executivo do prédio, com subdimensionamento das peças utilizadas, além da ausência de manutenção preventiva, desde sua construção", comentou o deputado na manhã desta quarta.

Através de um acordo de cooperação técnica entre a Assembleia e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/ES) e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc/ES), inédito no país, a Comissão realizou visita técnica no terminal, ainda em agosto de 2018, identificando que o projeto executivo, ou seja, o conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento não foi seguido pela construtora, o que acabou causando erros estruturais na obra. Além disso, verificou-se a inexistência de manutenção preventiva. "Em momento algum o laudo apresentado pelos engenheiros apontava pela necessidade de interdição ou demolição de parte da estrutura daquele ou de qualquer outro terminal", comentou Marcelo.

Marcelo Santos / Foto: Bruno Fritz

O deputado ainda questionou que a vistoria particular contratada pela Ceturb foi realizada por apenas um engenheiro, através de pregão eletrônico, que veio ao Estado exclusivamente para aquela ocasião, sem conhecer a realidade local. Além disso, não foram realizadas reuniões com outros engenheiros e pessoas de áreas vizinhas antes da determinação que interditou o local.  "Se valendo de um discurso fácil, sem apresentar nenhuma solução rápida ou um prazo de execução das medidas a serem adotadas, sendo um desrespeito aos usuários do Sistema Transcol", diz a Nota Técnica emitida pela Comissão de Infraestrutura no início da tarde de hoje.

“Quantos milhões foram gastos com a reestruturação dessa obra? O pior não é a interdição em si, mas a falta de respeito com o cidadão, que fica sem o terminal, se amontoando em outro já superlotado e sem uma previsão de quando poderá voltar a utilizar o Terminal”, reafirmou Marcelo.

De acordo com a Ceturb, mais de 45 mil pessoas transitavam pelo local diariamente. Aproximadamente 31 linhas de ônibus deslocadas para a rodoviária do município e para os terminais do Ibes e de Vila Velha.

 

Nota Técnica emitida pela Comissão de Infraestrutura

Íntegra do Laudo de Vistoria

 

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: include_once(includes/inc_footer_analytics.php): failed to open stream: No such file or directory

Filename: views/template_site.php

Line Number: 206

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: include_once(): Failed opening 'includes/inc_footer_analytics.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php')

Filename: views/template_site.php

Line Number: 206

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0