Marcelo Santos entrega comendas em reconhecimento a práticas sociais

Evento aconteceu em Sessão Solene na noite desta quinta (16), no Plenário da Assembleia Legislativa e homenageou 30 pessoas e instituições

Criada através de proposta do deputado estadual Marcelo Santos, ainda em 2009, a Comenda Monsenhor Rômulo Neves Balestrero reconhece personalidades e entidades que se destacam nas mais diversas áreas da sociedade capixaba, protagonizando ações sociais e religiosas.

Ao todo, foram trinta homenagens de diversos cantos do Espírito Santo. “Uma honra enorme poder fazer essa justa homenagem em reconhecimento a representantes da sociedade que fazem um mundo cada vez melhor, fazendo o bem sem olhar a quem”, iniciou o deputado proponente, Marcelo Santos.

Representando o governo do Estado, o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, reconheceu a importância desses trabalhos sociais. “Muitas vezes essas ações atingem onde o Estado não consegue alcançar, completando o trabalho do Poder Público. Uma justa homenagem a todos que fazerem esse trabalho no dia a dia.”

O Secretário Municipal de Direitos Humanos de Vitória, Bruno Toledo, falou em nome dos homenageados. “Receber uma homenagem traz sempre alguns simbolismos, como o reconhecimento das trajetórias de todos nós. Isso, sem dúvida, é algo muito relevante, sobretudo no cenário em que estamos vivendo e reconhecer isso é fundamental, em um momento em que temos aplaudido não aquelas que atuam para fazer o bem, mas no caminho inverso. Reconhecer essas trajetórias, de quem se dedica à transformação da vida das pessoas em solo capixaba é algo sem igual.”

O nome da comenda é uma homenagem ao padre Rômulo Balestrero, falecido em 2008. Durante 30 anos, Monsenhor liderou a Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica, realizando inúmeras obras sociais. Foi responsável ainda pela criação de várias pastorais no Espírito Santo, como a da Criança e da Família. Com 50 anos de vida sacerdotal, ele morreu em 2008, aos 79 anos de idade.

“Temos no padre Rômulo um dos maiores exemplos de dedicação às causas dos cidadãos carentes. Toda sua história de vida é permeada por esse trabalho solidário, que já ajudou centenas de pessoas, entre jovens, adultos e crianças. Nosso objetivo é manter acesa a lembrança dessa grande personalidade e incentivar que ações de suporte ao cidadão sejam sempre realizadas, em todos os cantos”, finalizou Marcelo Santos.

Homenageados 

  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Muniz Freire - fundada em 2 de dezembro de 1987, atende crianças, adolescentes, jovens e adultos com Síndrome de Down. 
  • Associação Esportiva e Social Paul – fundada há 15 anos, realiza projetos destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social, no bairro Paul, em Vila Velha. 
  • Benícia Gonçalves dos Santos – atuante na Paróquia do Bom Pastor, em Campo Grande, é voluntária nas pastorais da Saúde e solidária ao Conselho da Mulher de Cariacica. 
  • Bruno Alves de Souza Toledo – mestre em direito, presidiu o Conselho Estadual de Direitos Humanos de 2009 a 2011, época em que denunciou ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, em Genebra, as violações no sistema prisional capixaba. 
  • Carla Lopes Cardoso Rodrigues - advogada e militante do movimento de apoio a familiares de autistas no estado. 
  • Claudete Alves Pereira Leite – uma das idealizadoras da Campanha do Natal Amigos Solidários, destinada a crianças carentes. 
  • Comunidade Eclesial de Base Jesus Menino – ligada à Paróquia do Bom Pastor, desenvolve seus trabalhos sociais em várias pastorais. 
  • Cristiane da Fonseca Bronzoni – assistente social e coordenadora social na Cáritas Diocesana de São Mateus. 
  • Luizio Xavier Filho - graduado em teologia e comunicação social.  Foi ordenado diácono e participou de diversos movimentos populares e sociais em Porto de Santana (Cariacica). 
  • Elenilson Souza Barros - vereador de Montanha, vice-presidente das Obras Sociais e da Associação de Moradores do distrito de Vinhático, localizado no município montanhense. Atua na comunidade quilombola desenvolvendo ações esportivas e culturais.
  • Emanoel Cutis Dias - soldado da Polícia Militar, desenvolve várias ações sociais e esportivas, principalmente ligadas ao karatê, destinadas às crianças carentes de Porto de Santana (Cariacica). 
  • Grupo Anjos do Senhor – criado em 2014 por um grupo de jovens ligados à Renovação Carismática da Igreja Católica. 
  • Grupo de Peladeiros do Muniz Freire Campestre Clube – criado em 1988, desenvolve atividades de cunho solidário e social na cidade de Muniz Freire, com rendas revertidas a Apae e a Santa Casa da cidade. 
  • Jandira Pontini Faé – foi uma das fundadoras da Comunidade Católica de Santa Luzia, em Cariacica. 
  • João Chequer Bou Habib - médico, professor de medicina interna, nefrologia e transplante renal. PhD em saúde mental, dependências químicas e comportamentais, pela Universidade da Califórnia da São Francisco (UCSF) e Universidade da Califórnia de Los Angeles. Tem uma vida marcada pela dedicação aos estudos científicos.
  • Jorge Amorim de Assis - Ex-jogador de futebol, empresário do ramo de transportes e fundador do Rotary Clube de Campo Grande, em Cariacica. 
  • Leila David Nogueira Fabres – vereadora de Vargem Alta, atuou por 32 anos no magistério em ações de alfabetização de crianças, jovens e adultos. 
  • Luiz Américo Borel – prefeito de Alto Rio Novo, já foi vereador e sempre atuou em ações de promoção do desenvolvimento social.       
  • Luiz Carlos Cuerci Fedeszen – professor, atua em projetos de valorização dos imigrantes poloneses no município de Águia Branca. Atual presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Espírito Santo. 
  • Maria dos Santos Soprani Conceição – militante de movimentos de várias pastorais da Igreja Católica em Jaguaré, norte capixaba, especialmente em ações de apoio à recuperação de dependentes químicos.  
  • Nara Borgo Cypriano Machado – secretária de Estado dos Direitos Humanos. 
  • Padre David Campos Maciel Neto - atua na Paróquia São Sebastião, - Novo Brasil, do município de Governador Lindenberg. 
  • Padre Marcelo Luiz Basoni – atua na Paróquia do Bom Pastor (Cariacica). 
  • Padre Renato Criste Covre - coordenador de pastoral da Arquidiocese de Vitória. 
  • Pastor Sidney Pereira de Souza e Silva – ex-morador de rua de Belo Horizonte. Autor de livros. Ministrou palestra em 28 países contando a sua história e pregando o Evangelho. 
  • Rafaela Teixeira Santos – membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, destaca-se pelo trabalho voluntário desenvolvido junto a crianças e adolescentes em áreas de risco social. 
  • Rômulo da Silva Baía - secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade de Nova Venécia. Ex-presidente da entidade filantrópica Lar de Abigail, entidade que cuida de crianças em situação de vulnerabilidade social. 
  • Sociedade Espírita Cristã (SEC) – realiza trabalhos voluntários junto às pessoas e instituições filantrópicas, destacando-se no passado a Creche Casulo Vovó Augusta e atualmente o Avedalma e a Obra Social Gabriel Delanne.
  • Solismara de Oliveira Tosato Delarmelina - secretária de Assistência Social de Cariacica. 
  • Vera Lúcia Elias de Souza – faz parte da comunidade São Pedro (matriz), onde já foi coordenadora de liturgia e da comunidade, participou ativamente da organização da festa do padroeiro; hoje é coordenadora da Cáritas Paroquial. 

Assessoria de Comunicação

Data de Publicação: sexta-feira, 17 de maio de 2019

LEIA MAIS...

Após vistoria de deputados, Eco 101 vai se reunir com Sedurb, Coinfra, Abenc e prefeitura de Viana
Estado publica edital para recuperação da Segunda Ponte
Abenc-ES entrega laudos de vistorias à Comissão de Infraestrutura

GALERIAS DE FOTOS

Comenda "Monsenhor Rômulo Neves Balestrero" - 2019

17/05/2019