Novo modelo de embarcação para sistema aquaviário poderá atender mais bairros

Segurança e agilidade são pontos fortes da embarcação que exige uma curta lâmina de água para navegação, podendo chegar a até 11 pontos de parada ao redor da ilha


Segurança e agilidade são pontos fortes da embarcação que exige uma curta lâmina de água para navegação, podendo chegar a até 11 pontos de parada ao redor da ilha

Foi apresentado nesta segunda-feira (25), mais um modelo de embarcação que poderá ser utilizado no retorno das atividades do transporte aquaviário na Grande Vitória, parado desde o ano 2000. A apresentação ocorreu durante reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Coinfra), presidida pelo deputado estadual Marcelo Santos, após uma visita técnica dos deputados membros e de representantes de uma fabricante de barcos, circulando por trechos que poderão ser atendidos pelo sistema.

A apresentação também contou com a participação do Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, e do diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb- ES), Raphael Trés.

Outros modelos também já foram apresentados, e de acordo com o presidente da Coinfra, resta apenas mais um a ser avaliado antes da elaboração de um estudo a ser levado para o governo do Estado.  “Já trouxemos um modelo que opera no Rio de Janeiro, outro que trabalha na região Sul do país, e em breve será apresentado o último que virá de São Paulo. Essas demonstrações são importantes para que possamos escolher a embarcação que melhor atenderá a nossa região. Neste caso, por exemplo, conseguimos verificar que esse exemplar possui um viés muito interessante que é o custo beneficio, e a velocidade vertiginosa que consegue percorrer de um ponto ao outro”, conta o deputado.

O secretário da Setop também comentou sobre a demanda da população em relação à mobilidade urbana, e destacou a importância da implantação do sistema aquaviário, que está passando pela fase de estudos, para logo em seguida ser colocado em prática.  “Estamos avaliando o modelo de barco, e já temos uma série de estudos que nos auxiliará na elaboração da proposição de uma licitação que irá efetivar a operação. Precisamos estar ancorados para ter a aprovação de todos os órgãos. Ou seja, não é simplesmente escolher um barco, precisamos alcançar o máximo de segurança estabelecido pela Marinha, pela Codesa, pelo SPU, enfim, precisamos estar atentos a tudo isso”, destacou o secretário. 

Para o presidente da empresa que forneceu o modelo nesta segunda, Ronaldo Soares, a segurança e a agilidade são pontos fortes da embarcação e devem ser prioridade na hora da escolha. “Nossa embarcação está bem compatível com o território da região. Um ponto positivo é que, poderíamos fazer o trajeto entre Vila Velha e Vitória em apenas três minutos, por exemplo, e de Cariacica a Santo Antônio entre oito ou nove minutos, e isso ajudará bastante a mobilidade urbana da Grande Vitória”, ressaltou Ronaldo.

A embarcação percorreu toda Baía de Vitória, e foi constatado que existem locais que não poderão ser atendidos devido a situação da maré, que quando estiver baixa, impossibilitará a navegação. Mesmo assim, os trechos que serão acessados foram ampliados em relação ao que era oferecido pelo modelo antigo, atendendo, assim, mais regiões, e beneficiando mais usuários do transporte coletivo, já que a embarcação tem um calado de cerca de 60 centímetros para transportar até 60 passageiros.

Confira os locais que poderão receber pontos de embarque:

- Vitória: ilha das Caieiras, Cais do Hidroavião (Santo Antônio), Rodoviária, Centro (Codesa), Antigo Terminal Dom Bosco, Praça do Papa, Shopping Vitória, Píer de Iemanjá e Andorinhas.

- Vila Velha: Prainha e Museu da Vale (Paul)                               

- Cariacica: Porto de Santana

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0