Marcelo Santos quer reserva de vagas para negros e indígenas em concursos públicos

De acordo com o parlamentar, o projeto busca reparar as injustiças e opressões sofridas por esses povos que compõem a nação brasileira


Projeto de lei de autoria do deputado estadual Marcelo Santos prevê a reserva de 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos e processos seletivos simplificados do Estado para negros e indígenas. De acordo com o parlamentar, a reserva deverá ser aplicada sempre que o número de vagas for igual ou superior a três, para cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração do Estado do Espírito Santo.

Na justificativa, o deputado destacou que o projeto é uma forma de reparar as injustiças e opressões sofridas por esses povos que compõem a nação brasileira, citando, ainda, o ensinamento do antropólogo José Jorge de Carvalho, que acredita que são as políticas públicas que procuram corrigir a história de desigualdade e desvantagens sofridas por esses grupos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos brasileiros se declararam negros, pardos ou indígenas no país. Mesmo com esse percentual, é muito baixo o número de pessoas destas classes que ocupam vagas em universidades federais e nos cargos públicos no país. Sabendo disso, em 2014, foi sancionada a Lei 12.990, que obriga a reserva de 20% vagas para negros e pardos em concursos públicos no âmbito da administração federal. Essa lei, porém, não cita a reserva para indígenas, algo observado e aperfeiçoado por Marcelo Santos ao elaborar o projeto de lei que entrará em vigor no Espírito Santo a partir da data de sua publicação.

“O que esperamos com essa implantação das cotas étnico-raciais é garantir a igualdade de oportunidades para todos, e valorizar a diversidade e todas as culturas que compõem não somente no estado capixaba, mas todo Estado Nacional Brasileiro” comenta Marcelo.

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: include_once(includes/inc_footer_analytics.php): failed to open stream: No such file or directory

Filename: views/template_site.php

Line Number: 206

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: include_once(): Failed opening 'includes/inc_footer_analytics.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php')

Filename: views/template_site.php

Line Number: 206

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0